quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Parte 9. Parece simples...Quimioterapia!

Dia de Oncologista - Janeiro de 2015

Ao chegar no oncologista descobri que meu exame, a tal imuno-histoquimica não estava completo, ele me disse que estava faltando uma folha, e que já havia entrado em contato com o laboratório para que enviassem a outra folha, e foi então que entendi o porque de não achar nada relacionado aos hormônios...logo a folha estava lá (viva a tecnologia), e então ele explicou o seguinte:
Realmente o câncer da mama era in situ, e o do mamilo invasivo, mas que, devido ao tipo de câncer, o tal HER2+++eu teria mesmo que fazer quimioterapia associada as vacinas de Herceptin. Esse tipo de câncer é causado por uma proteína que o organismo produz, e a vacina de Herceptin age diretamente nessa proteína, inibindo sua 'proliferação'. Essa medicação foi descoberta há cerca de 10 anos e vem revolucionando o tratamento para mulheres com esse tipo de câncer! Louvado seja o Dr. Dennis Slamon que trabalhou em cima dessa medicação. Existe um filme que conta a história do Herceptin...vale a pena assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=yBzbPhVB46s

Por ser o tipo mais agressivo de câncer ele tem risco de metástase, ou seja, de ir para outro lugar!, Segundo ele, a metástase mamária tem uma sequencia para acontecer (não lembro perfeitamente, sei que pode acometer pele, cabeça, pulmão), e a primeira dessa sequencia é a pele, e o meu estava lá no mamilo e aréola (bem perto da pele!), sendo assim, temos que tratar com a quimioterapia. Se fosse hormonal isso não aconteceria, pois seria menos perigoso, mas, diante do resultado não teria como fugir!
Então, ele prescreveu 12 sessões de quimioterapia e mais vacinas de Herceptin a cada 21 dias durante um ano!
Sinceramente eu não sei explicar o que senti naquele momento! Talvez alívio por saber sobre o Herceptin e que a quimio me faria 'bem' já que o câncer, mesmo pequeno era preocupante...senti medo também, pois sabemos que a quimioterapia não é muito 'linda'...
Perguntei a ele se já tenho 'risco' de ter alguma metástase, e ele disse que é pouquíssimo provável, pois o câncer era pequeno demais, mas que não se pode brincar com isso.
Minha mãe, que estava na consulta comigo e meu marido , perguntou se essa quimio era a de cair o cabelo, e o médico disse que ela não é a mais forte, mas que 40% das mulheres perdem o cabelo...
#medo
Um percentual alto, que está me causando certa ansiedade, confesso!
Mas, o que quero explicar aqui é que estou indo para a quimio muito de coração aberto!
Além de conversar com o onco sobre isso tudo, fui também ao mastologista para que ele visse o resultado, que também lhe causou surpresa, pois esse tipo de câncer não é o mais corriqueiro! O que ele me disse me incentivou ainda mais:
"Lu, matamos a cobra na primeira paulada, não é?! Então vamos acabar com isso agora! A quimioterapia tem começo, meio e fim. Faça tudo o que tem que ser feito, é melhor sempre pecar pelo excesso que pela falta, então, faça e durma tranquila, sabendo que fez tudo o que podia ser feito. Se tiver que ter alguma outra coisa, terá! #fato... mas saberá que fez a sua parte!"
Outra coisa que convém destacar, que o mastologista me alertou é que o câncer da mama era muito grande, 2/3 da mama estavam com o carcinoma in situ, sendo assim, existia um risco de ter algum ponto invasivo ali que a biopsia não conseguiu pegar...mais um motivo...lembrem-se que a biópsia não acusou câncer na primeira vez, né?!
Ótimo, então vamos lá enfrentar mais essa etapa!
Serão 12 sessões, semanais, ou seja, três meses. A aplicação dura de 4 a 6 horas devido a grande quantidade de soro que é administrada junto ao remédio. Quanto mais diluída a droga, menos reações eu terei...
Que assim seja...amém!
A primeira quimio havia sido marcada para 03/02...mas ainda não era hora!!!
Acontecimentos inesperados atrasaram um pouco o andamento das coisas...
Paciência!!!


Música que traduz um pouco desse momento...pois quando parecia que tudo já estava acabando vem a noticia que a caminhada ainda será longa

"Chega simples como um temporal
  parecia que ia durar..."

Quando o tempo me obedecer, eu deixo os medos para trás!!! Agora o que prevalece é o temporal!
https://www.youtube.com/watch?v=dRPGrya0OIY

Temporal atinge o Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário