quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Parte 2. Auto exame, Nódulos, Microcalcificações: Câncer????

Há uns três anos em meus exames periódicos com o ginecologista, relatei que sentia minha mama direita diferente da esquerda. Na ápoca meu filho tinha 1 ano e havia dado uma 'cabeçada' no meu seio, sendo assim, sentia um pouco de dor, que não sabia se era da tal pancada ou de outra coisa.
Ao falar para o médico ele me examinou e viu que não existia nódulo, mas, por precaução me pediu um ultrassom da mama. resultado ótimo: Nada!
Lá se vai mais um ano... nova consulta, novo médico: a dorzinha na mama persistia! Disse ao médico que sentia que minha mama direita era mais rígida que a esquerda e que doia. Ele me afirmou: câncer não dói! Examinou e nada de nódulos, porém, mais um ultrassom preventivo.
A médica do ultrassom me alertou que minhas glândulas mamárias eram bastante densas e que a imagem ficava um pouco prejudicada por isso, então que eu deveria fazer exames periódicos para tirar qualquer duvida. Boa dica :)
Resultado do ultrassom: nada!
Mais um ano se passou. A rigidez no seio parecia se intensificar, a dorzinha vivia ali. Um belo dia uma secreção saiu da mama espontaneamente, achei que tivesse relação com o período menstrual. Passaram-se uns meses e chegou a época de retornar ao ginecologista (3 anos após a primeira reclamação). Novamente mudei de médico, agora médica!!!
Contei toda essa história a ela, que me examinou, não sentiu nódulos, mas concordou com a rigidez da mama. por precaução me pediu uma mamografia, e me disse:
"Você não tem idade para fazer mamografia, nem caso de câncer de mama na família (Só de intestino e tireóide), amamentou seu filho e não tem nódulos, enfim, poucas chances, mas essa secreção que saiu foi preocupante (devido a cor 'amarronzada')"!.
E lá fui eu...mamografia e ultrassom! Ao final dos exames o médico já me adiantou que seria necessário dar continuidade a investigação! #tenso
Retorno com a médica em uma semana: 
Fui sozinha, afinal, só iria ver um resultado de exame.
Ao abrir vem a bomba: Bi rads 5
O que é isso?? É a classificação da imagem, que pode 'definir', ou ao menos alertar o que pode estar acontecendo.

Veja a definição:
Definição: https://mastologia.wordpress.com/2008/03/08/classificacao-de-bi-rads/

Fui encaminhada com urgência ao mastologista e a médica, minha "anja da guarda" que me pediu a mamografia 7 anos antes do previsto e esperado, alertou que eu poderia estar com câncer, mas que tudo dependeria de uma biópsia. 

Aguardando...


Nenhum comentário:

Postar um comentário