quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Parte 8. Qual o tipo desse câncer?

Estava aguardando o resultado da minha imuno-histoquímica, que devido ao final do ano, demorou mais que o normal para chegar.

Imuno-histoquímica ou IHQ é o processo de detecção da expressão de proteínas localizadas nas células dos tecidos utilizando o princípio antígeno/anticorpo. A Imuno-histoquímica é largamente utilizada no diagnóstico e prognóstico do câncer. (Fonte: http://www.anticorpos.com.br/exames/imuno-histoquimica.aspx)

Minha consulta com o oncologista já estava marcada há um mês e eu estava muito ansiosa. Esse exame falaria se meu câncer era hormonal ou não. Até então era só isso que eu sabia. Sabia também que, se ele fosse hormonal eu teria que tomar uma medicação chamada Tamoxifeno, por 10 anos, é o que chamam de hormônio terapia, esse remédio inibe a produção de estrógeno, e por isso acaba 'desregulando' muita coisa do organismo feminino.
Quando eu descobri o câncer passei a fazer parte de um grupo no facebook, de mulheres com câncer de mama, e lá encontrei, além de auxílio e colo, muitas informações ( e muitas amigas :)). Algumas delas se referem ao remédio como TamoxINFERNO rsrsrs, pois ele tem alguns efeitos colaterais bem chatos, e confesso que eu estava com bastante medo em ter que tomá-lo.
Quando peguei o resultado do exame tinha milhões de coisas escrita, e nada dizia se era hormônio dependente ou não, apenas letras maiúsculas dizendo:

FISH POSITIVO PARA AMPLIFICAÇÃO DO GENE HER2 PELO MÉTODO DE FISH.

Praticamente me senti lendo algo em grego!! Fui eu, curiosa, perguntar ao google o que era esse tal HER2 Positivo e eis que encontro o seguinte:
HER2 positivo é uma forma agressiva de câncer de mama. É um tipo de tumor diferente que tem como característica uma proteína encontrada em excesso na superfície das células. Nas células normais, a proteína HER2 ajuda a enviar sinais de crescimento de fora para dentro da célula. Esses sinais mandam a célula crescer, dividir-se e multiplicar-se.
No câncer de mama HER2 positivo, as células de câncer apresentam um número anormalmente alto de genes HER2 por célula. Quando isso acontece, aparece um excesso de proteína HER2 sobre a superfície da célula tumoral.
Esse fenômeno é denominadado superexpressão da proteína HER2.
Considera-se que o excesso de proteína HER2 faz as células do câncer crescerem e se dividirem mais rapidamente. É por isso que o câncer de mama HER2 positivo é mais agressivo que o câncer de mama que não é HER2 positivo.
(https://virgemcancer.wordpress.com/2009/09/30/o-que-e-o-cancer-de-mama-her2-positivo

O que entendi de tudo isso? Só que era o pior tipo de câncer!!!
Caramba!! O mais agressivo!! 
Li mais coisas e tudo falava de um super remédio, revolucionário, associado à quimioterapia...
QUIMIOTERAPIA...aquela que até então não fazia parte da minha história, pois o carcinoma in situ não responde a quimio, e o câncer invasivo do mamilo era muito pequeno e não havia indicação de quimio para um câncer tão pequeno!
Sexta feira a noite, e a "esperta" aqui lendo isso e chorando...
Chamei meu marido, li para ele e disse..."Tô achando que vou ter que fazer quimio!" E ele, bravo comigo, disse: Pode parar de ler as coisas, aí fica chorando sem nem saber direito o que é!
#Fato
Passei o final de semana transtornada, com medo, medo da quimioterapia, medo!

CURE A CURIOSIDADE...
Até aonde a curiosidade nos faz bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário