segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Parte 5. Dias que antencederam a cirurgia

Logo após a confirmação do câncer fui ao médico. A ultima conversa havia sido por telefone quando ele disse que era o "melhor tipo de câncer". Nessa consulta ele me afirmou que me operaria ainda naquele mês de novembro, e eu dei graças a Deus, pois não aguentava mais a espera...desde agosto nessa novela!
A mastectomia seria radical, incluindo o mamilo, pois havia ponto de calcificação também nele.
Ouvir isso me destruiu...
Eu amamentei meu filho por um ano. Sempre tive muito orgulho disso, muito mesmo!!! O mamilo era o sinal mais forte da amamentação, era o nosso ponto "forte", meu e do meu Raul, que mamou tão lindamente em mim...naquele mamilo que agora seria, simplesmente arrancado de mim.
Sofri muito, muito mesmo!!! Para alguns isso pode até parecer bobagem, mas para mim não foi, não mesmo!
Quando meu médico falou de tirar a mama ele me disse que a reconstrução seria feita na hora, pois no meu caso, por ser carcinoma in situ, a unica cura era a retirada da mama, pois esse tipo de câncer não responde a quimioterapia. Ótimo...na minha ingenuidade pensei: Tira o que tem lá dentro, coloca a prótese de silicone (que no meu caso daria certo a reconstrução com silicone, sem precisar de retalhos dorsais, pois sobraria pele) e pronto, aréola e mamilo no lugar e tudo pronto!
Doce ilusão a minha!!
Foram 20 dias da consulta à cirurgia. Passei pelo cirurgião plástico que confirmou a reconstrução imediata com silicone.
Fiz os exames pedidos, de sangue e eletrocardiograma, passei pelo anestesista um dia antes da cirurgia e também precisei fazer a aplicação de um contraste para que na hora da cirurgia fosse analisado o linfonodo sentinela da axila, para ver se ele estava também comprometido pelo câncer. Caso estivesse seria feito o esvaziamento axilar e isso resultaria em outros procedimentos, como a quimioterapia.
Confesso que esse era meu maior medo! Então já deixei avisado que, quando eu acordasse da anestesia geral seria a minha primeira pergunta, e não queria que me escondessem nada.
No final do dia que antecedia a cirurgia fui ao cirurgião plastico riscar o local aonde seria cortado. O impacto foi grande!! O corte seria beeemmm grande! Mas, o que seria uma cicatriz perto de estar livre de um câncer?!
Chorei sim...chorei por saber que seria minha ultima noite "inteira",

Obs. Quando (em agosto) chegou o resultado da biópsia (negativo), naquele dia em que agradeci e festejei (alegria que durou pouco), minha irmã, super antenada no meu jeito 'musical' de ser, me mandou uma frase de uma musica do Teatro Mágico (que amo) que diz: "Se enunciar...repleta, intacta!". Naquele dia, o alívio em saber que eu seria repleta e intacta me tocou demais...chorei de alegria! E agora, até hoje, isso martela na minha cabeça. Nessa véspera de cirurgia, chorava por saber que eu não seria mais repleta e intacta, pelo menos de corpo, mas confesso que hoje, alguns poucos meses pós cirurgia, me sinto repleta sim... de alma, de amor, de vida!!!

Transição


O Teatro Mágico

Apreciar os riscos e suposições
Manifestar brandura e mansidão
Assegurar acessibilidade
E preservar coragem em transição
Se enunciar... repleta e intacta!
Apta a habitar todo lugar!
Se aflorar... bela!
Assim que for embora
Perpetuar a história
Desvalidar o improvável!
Desdenhar do inconcebível!
Ocupar o ar das horas!
Plenas, serenas, inéditas e autênticas!
Revidar!
Bela!
Desperta em nós
nova aurora ao coração!
E ensina a perder... medo!
Alcança a voz!
Acordar de prontidão!
Anunciar!
"Milagres acontecem quando a gente vai à luta!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário