terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Parte 6. A cirurgia e os dias que passavam lentamente

Minha cirurgia foi realizada no dia 26 de novembro de 2014, foram aproximadamente duas horas e meia de cirurgia, e a melhor notícia: os linfonodos da axila não tinha nada de câncer...aleluia!
Convém destacar aqui o transtorno para a internação: tenho plano de saúde e estava com a cirurgia marcada há 20 dias, mas mesmo assim, ao chegar na Santa casa de São Carlos tive a surpresa: Não tem quarto disponível !!
Era 4 horas da manhã...minha cabeça estava a mil com a cirurgia e eu ainda precisei brigar na Santa Casa! Vergonha! E as pessoas são tão 'incapazes' que eu, paciente, precisei dar a dica:
"Me internem em um quarto coletivo então, apenas para que eu posso tomar a medicação no horário correto, e quando eu voltar da cirurgia vocês me coloquem no apartamento, que é o que pede meu plano!"
Assim foi feito!Aff...sem muitos comentários, tirando isso, o tratamento no hospital foi muito bem feito e o quarto atendia todas as minhas necessidades.
O pós cirúrgico foi horrível! Nunca havia tomado anestesia geral e passei super mal...além da sonolência que é 'normal', vomitei demais, demais... Se tomasse um gole de água, vomitava 1 litro de remédio...credo...não somos nada nessas horas.
Fiquei no hospital quarta e quinta feira, não tive muita dor física, graças a Deus, meu coração é que doia...estava preocupada com meu filho! É claro que tinha todo um esquema por trás disso: dormiu na titia para ser divertido, foi a escola, depois ficou com o papai e a vovó...deixei cartinha dizendo que estava com saudades e que voltaria logo...enfim...mas ficar longe dele, mesmo que duas noites apenas, foi difícil.
Tive alta na quinta feira, na hora do almoço. Meus médicos, sempre atenciosos, passaram várias vezes para me ver. Saí do hospital eu e o dreno...oh coisa incômoda...mas era necessário drenar tudo o que havia ali...
Ao chegar em casa, meu filho me olhou de longe! Eu queria mesmo correr para um abraço apertado, mas sabíamos que não seria assim, além disso, eu já tinha me encarregado de ir mudando algumas coisas, afinal não poderia pegá-lo no colo por algum tempo! Como dói não poder pegar o filho no colo. Na verdade, acho mesmo, que de tudo isso que passei e estou passando, o fato de não poder pegar o Raul no colo foi o que mais me machucou!
O que me consolava era pensar que teria (e terei) uma vida inteira pela frente para pegá-lo no colo!!!
Bom, em casa tudo parece melhor!
O mais difícil mesmo era deitar e levantar...como forçamos o tórax para isso...e nem percebemos!
Juliano, meu marido amado e abençoado, me ajudou em tudo absolutamente!
Minha mãe parou tudo e ficou em casa comigo administrando tudo!
Minha irmã sempre presente, principalmente enquanto tia coruja que é...
Meu pai me trazendo tudo e mais um pouco...viva a alimentação saudável!
Muitos paparicos, visitas de pessoas amadas (no hospital e em casa)...cestas de café da manhã para alegrar meus dias, telefonemas, orações, enfim...muito carinho daqueles que sabia o que estava acontecendo.
Os dias pareciam passar lentamente! O dreno foi embora logo na sexta feira, ainda bem!
Dormir era cruel, sem posição, sem conseguir me mexer muito!
Eu não poderia erguer o braço durante um mês, pois quando se faz a reconstrução da mama na cirurgia, não pode mexer/erguer o braço para que o silicone não saia do lugar! Diferente de quando só faz a mastectomia.
Existe uma sequencia de pele, músculo e silicone. Se mexer o músculo pode contrair e então ele sai do lugar! Aff...melhor não pagar para ver...fiquei bem quietinha!
Visitava os médicos toda semana e tudo caminhou dentro do previsto...pelo menos nessa fase :)
O resultado da cirurgia chegou dias após a cirurgia e tivemos surpresas:
O câncer da mama era mesmo in situ, mas para a surpresa de todos, o mamilo, aquele que só tinha um ponto de calcificação e que eu chorei tanto por ele...ele sim estava comprometido com um outro tipo de câncer invasivo! Era muito pequeno (1,2 mm), mas era invasivo!
Após esse resultado, fragmentos da mama e mamilo foram encaminhados para Botucatu, para o exame de imuno-histoquimica, que vê a procedência do câncer!
Mais uns dias de espera...
Final de ano...Natal e Ano Novo em família, comemorando mais do que nunca a VIDA!
A vida foi aos poucos voltando ao normal...mexia o braço aos poucos, voltei a dirigir...enfim...tudo caminhando bem!
E vamos aguardar a imuno e a consulta com o oncologista!
Meu lema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário